quarta-feira, 13 de março de 2013

Diário Literário - Este Lado do Paraíso


     Este lado do Paraíso é o 2º livo do projeto literário, Charlie's Booklist. Criado pelo blog ConversaCult.

     Este lado do Paraíso

     Amory Blaine. Esta é nossa personagem.
     Ele é um CHATO de marca maior.
     Acho que em leitura alguma, uma personagem principal me irritou tanto como Amory Blaine!
     Esta é a história de Amory, contada por Amory, um garoto completamente egoísta e soberbo, que acredita estar em um nível social e intelectual acima das pessoas normais.
     O livro começa um tanto monótono e pedindo pelo abandono. Mas como o livro era para o Charlie's Book list, persisti. Não me arrependi!
     Amory, conforme se desenvolve durante a história, continua sendo um tremendo "pé no saco", mas apenas um ser humano, e acabou me conquistando em simples detalhes, como a maneira como sentiu-se arrebatado ao ver o mar. Ou com o prazer de cantar na chuva!
     O que me ganhou no Amory, é que embora fosse uma pessoa egoísta, egocêntrica, soberba e arrogante, ele não tentava camuflar isso enquanto narrava sua história! Não! Ele exibia! Esfregava na cara do leitor! Sem qualquer camuflagem ou atenuante! E, sendo este, um livro quase auto-biográfico, fez-me admirar Fitzgerald também, por ser capaz de descrever-se assim, exacerbando seus defeitos e atenuando suas qualidades, colocando nos defeitos seus traços mais marcantes.
     Durante sua história Amory descreve seus romances suas amizades, vitórias e fracassos, mais fracassos do que vitórias. Seus reais sofrimentos e agonias e, embora ele seja um chato do começo ao fim, ainda não descobri ao certo, por que comecei a gostar dele.
     Acho que ele nos desperta simpatia por sua desgraça e seu fracasso. Por seus sofrimentos, muito embora em grande parte ele mesmo as tenha causado.

     Este foi o primeiro livro da Charlie's Booklist em que consegui participar da discussão. Foi uma experiência fantástica! Como é bom ler um livro e depois poder comentá-lo com outras pessoas. Discutir sobre suas impressões e esclarecer os pontos que lhe pareceram nebulosos! Foi uma experiência nova para mim. Me deixou ansiosa pelo próximo mês!


Este Lado do Paraíso
Autor: F. Scott Fitzgerald
Editora: Record
Ano: 1979
N° de Págs.: 264

**

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;