quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Diário Literário - O Segundo Verão da Irmandade

     Em meu 4º livro para o Desafio Literário 2013 deste mês de fevereiro, escolhi seguir com a história das meninas que partilhavam a magia de um jeans viajante.
     Mês de fevereiro do Desafio, é o mês dos livros que nos façam rir!

     O Segundo Verão da Irmandade

     Como já conhecemos A Irmandade de Jeans Viajante, já conhecemos as meninas, já conhecemos suas personalidades e suas peculiaridades, por isso, acredito, temos neste segundo livro uma história muito mais dinâmica, que não se prende às apresentações. Já somos todas amigas!^_~
     O verão se aproxima novamente e elas estão ansiosas para saber como será o segundo verão das calças!
     Lena continua se remoendo, mesmo depois de quase um ano, o término do namoro com Kostos, provocado por ela mesma, por não se sentir capaz de suportar a dor da distância, porém Lena não consegue deixar de amá-lo, e não consegue deixar de sofrer por não poderem estar juntos.
     Bee, se perdeu um bocado de si mesma depois do último verão, abandonou o futebol, pintou o cabelo, ganhou peso. Porém ela sente que precisa se encontrar, e é buscando por si mesma que ele decide ir "re"-conhecer a avó materna, a quem ela não vê desde os seus 5 anos, e de quem seu pai desencorajou o contato após a morte de sua mãe. Bridget chega à cidade fingindo ser outra pessoa e se oferece para trabalhar na casa da avó. Mergulhando no passado da mãe, Bridget acaba por encontrar a si mesma, e o que parecia ser um problema do verão passado, acaba por mostrar-se uma ferida muito mais profunda!

     Tibby ainda não superou a tragédia pela qual passou no verão passado. Sua melhor forma de lidar com a dor foi evitar totalmente o assunto Bailey. Ela está indo para uma oficina de cinema, ela recebe a tarefa de fazer um vídeo biográfico durante o verão, e apresentá-lo em um festival. A primeira idéia que surge na mente de Tibby é Bailey, porém ela se acovarda, não se sente capaz de enfrentar os fatos ocorridos no verão passado. Então decide fazer um vídeo comédia sobre sua mãe e seus irmãos. Tibby precisará "mergulhar na lama" e sentir vergonha de si mesma, para lembra-se do que jamais poderia esquecer.
     Carmen continua chata, as narrativas dela são um pouco cansativas por que a linha de pensamento dela é um pouco superficial. Mas Carmen tem um bom coração, apesar de ser um pouco egoísta e mimada. Ela tem de aprender a lidar com o ciúme de sua mãe, por estar em um relacionamento novo e feliz.

     A narrativa, assim como no primeiro volume da série, é narrada me terceira pessoa, intercalando as aventuras das quatro meninas com as cartas que elas trocam durante o verão. Muito me impressiona o carinho com que a autora consegue dispensar à todas as quatro, sem privilegiar nem uma delas! Elas dividem o livro e a história, em perfeita harmonia! Como boas amigas, elas não brigam pelo papel principal.
     O livro traz uma bela mensagem de amizade e de amadurecimento. Acompanhamos meninas se tornando moças e moças se tornando mulheres, porém sem nunca perder sua essência e sem jamais abandonar suas raízes.


O Segundo Verão da Irmandade
Autor: Ann Brashares
Editora: Rocco
Ano: 2004
ISBN: 8532517145
Nº de Págs.: 408


****

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;