quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Diário Literário - Em Chamas

     Em Chamas

Contém spoilers de Jogos vorazes (livro 1)

     Retornamos a Panem. Depois de Jogos Vorazes, já estamos ambientados ao universo sócio-politico e econômico dos distritos. O livro começa exatamente ao final do primeiro: Acompanhamos Peeta e Katniss em sua turnê da vitória, apresentando-se a todos os distritos como Campeões dos Jogos Vorazes, exatamente, campeões, no plural, fato inédito em toda a história dos Jogos Vorazes. 
     Porém a atitude desesperada de Katniss momentos antes da vitória, de um possível suicídio duplo entre ela e Peeta, que acarretaria pela primeira vez na história um Jogo sem vencedor, que forçou os produtores a aceitarem a dupla como campeões, desencadeou ânimos de rebelião pelos distritos.
     Isso não alegrou em nada o Capitólio. Eles culpam Katniss de estar propositadamente incitando a rebelião e o Presidente Snow em pessoa ameaça a segurança daqueles que ela ama.
     Agora eles precisam manter a falsa imagem de casal feliz,e tentar acalmar os ânimos da rebelião, para que possam viver em paz. 
     
     Acontece que a cada 25 anos dos jogos ocorre uma espécie de Jogos Vorazes "edição especial" de quarto de século. Estando no ano do 75° Jogos Vorazes, temos o famoso Quarter Quell em sua terceira edição. Na primeira edição, foi definido que a população de cada distrito deveria votar (ao invés de sortear) e escolher seus tributos. Na segunda edição do Quartel Quell, foi decidido que seriam enviados ao invés de dois tributos, quatro por distrito. No terceiro, a definição é que os tributos sejam sorteados a partir dos campeões ainda vivos das edições anteriores dos Jogos Vorazes. No distrito 12, temos apenas 3 campeões vivos.
     Katniss e Peeta estarão de volta a arena. Agora, com certeza sem chance de sobreviverem ambos. Com uma rebelião pairando sobre suas cabeças, e com toda a atenção dos demais tributos sobre eles, eles terão de encontrar um caminho, para que um deles sobreviva.

     O que eu gostei foi que Em Chamas me deu o que eu esperava, mas me surpreendeu totalmente também! O livro tem muito de surpreendente, e reviravoltas emocionantes.
     Como no primeiro volume da série, continuamos com a narrativa em primeira pessoa de Katniss, e com excelentes descrições dos figurinos. Porém, diferente do primeiro volume, este termina no meio! Bombásticamente! Então, é necessário ler o próximo! aquela necessidade que corrói! Tirando esse detalhe, o livro é recomendadíssimo! ^_~


Em Chamas
Autor: Suzanne Colins
Editora: Rocco
ISBN.: 9788579800641
Ano: 2011
Nº de Págs.: 413

*****

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;