sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Diário Literário - A Esperança

     A Esperança
     Pode conter spoilers de Jogos Vorazes e Em Chamas

     Estava muito desesperada para começar esse livro, em virtude de como terminou Em Chamas, embora não tenha gostado do título nacional da obra. 
     Começamos no Distrito 13, novo lar de Katniss e dos sobreviventes ao bombardeio ao Distrito 12. O Distrito 13 está dando suporte À rebelião inciada pelos distritos e pretende usar a imagem de Katniss como simbolo da rebelião. Porém Katniss se vê pressionada, sem saber em quais pessoas confiar. 

     Somos levados na confusão de Katniss, e como a narrativa é em primeira pessoa, é fácil concordar com as motivações dela. Com o desenrolar da trama, vamos nos aprofundando em esquemas políticos e motivos escusos escondidos sob pretextos nobres. E toda essa trama intrincada, parece muito real, muito próxima à nossa realidade contemporânea.
     Este livro me levou a refletir bastante sobre a nossa realidade. Sobre quanto um povo pode suportar ser oprimido antes de se levantar e lutar! Sobre como nós, nos desagradamos de tantas coisas em nossa sociedade, e toleramos, sem nada fazer, a não ser reclamar. 
     È claro, o Brasil não e Panem, graças à Deus, mas nem por isso nossas crianças deixam de morrer por culpa do governo. Somos abusados na quantia de impostos e na deficiência de assistência, de saúde, de segurança, de moradia e de alimento, enquanto o "Capitólio" esfrega suas riquezas em nossa cara!
     E eu me perguntei, por que somos apáticos? E o que deve ser feito? Mas eu não tenho essas respostas.

     Eu demorei muito pra começar a escrever essa resenha, e ainda não sei ao certo expressar o que senti... É como se, ao invés de eu ter devorado o livro, foi o livro que me devorou! E eu fico co essa sensação de que algo em mim está faltando. Foi uma história de emoções muito fortes. Não senti nos dois primeiros livros, tanta realidade, como senti neste último... Foi como se a dura realidade de Panem tivesse se instaurado dentro de mim! E, de certa forma, pude "adaptar" a realidade de Panem à realidade que nos conhecemos por real. Não há beleza na guerra! Não há também heroísmo! Existe dor e morte! E não importa qual lado ganha, todos saem perdendo! E as feridas da guerra... elas não tem cura! Este livro me trouxe muitas lágrimas. Mas no final, me senti entorpecida. Exatamente como Katniss.



A Esperança
Autor: Suzanne Colins
Editora: Rocco
ISBN.: 9788579800863
Ano: 2011
Nº de Págs.: 421


***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;