terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Desafio Literário 2013

     Desafio Literário 3013

     No ano de 2012, meu desafio literário foi praticamente um desastre! Foi minha primeira participação, mas não consegui atingir meus objetivos...T-T Mas não é por isso que deixaria de tentar novamente em 2013.
     Os temas deste ano estão mais atrativos, e este ano será um ano muito mais propício a leitura para mim. Por quê? Porque eu assim o decidi!^_~

     Pra quem ainda não conhece o Desafio Literário, trata-se de uma espécie de Gincana Literária, onde o objetivo é ler, pelo menos 12 livros em um ano. Para cada mês é proposto um tema de leitura, desafiando o participante a abandonar seus preconceitos literários, e mergulhar em estilos nunca antes experimentados.
     Pra saber Mais sobre o desafio:

Então, vamos à lista:

     Janeiro - Tema Livre!

     Dá pra ser mais feliz que isso? Tema livre é para começar o ano Light! É para Liberar o espaço na estante e na lista de "vou ler"

     - Jogos Vorazes - Suzanne Collins;
     - Dos Sonhos e Seus Efeitos Colaterais - Felipe Longhi Malheiro
     - O Aviador - Eoin Colfer;
     - A Irmandade das Calças Viajantes - Ann Brashares;

     Fevereiro - Livros que nos façam rir

     E quem é que não gosta de dar uma boa risada? Mais um tema bem leve e fácil de cumprir, pra motivar o começo do ano.

     - O Guia do Mochileiro das Galáxias - Douglas Adams;
     - O Segundo Ano da irmandade - Ann Brashares;
     - Cabeça de Vento - Meg Cabot;

     Março - Animais Protagonistas

     Não é o meu tipo favorito de história. nem quando criança, não curtia os filmes do Bingo ou da Lassie. Mas é também um tema muito abrangente, então, o protagonista pode ser um super herói animal, ou um animal mitológico, ou... sei lá!^_~

     - Firmin - Sam savage
     - Irmão Lobo - Michelle Paver
     - Espírito Errante - Michelle Paver

     Abril - Uma, ou mais, das quatro estações no título

     Esse tema achei curioso, por que não te limita a um gênero, mas a um título. Na hora me lembrei de Dragonlance!

     - Dragões do Crepúsculo do Outono - Margaret Weis e Tracy Hickman;
     - Dragões da Noite de Inverno -  Margaret Weis e Tracy Hickman;
     - Dragões da Alvorada da Primavera -  Margaret Weis e Tracy Hickman;

     Maio - Livros Citados em Filmes

     Ta aí uma lista que eu nunca fiz, apesar de minha compulsão por planilhas! Escolhi livros que já estavam na minha lista, e que me recordo de terem sido mencionados, mas talvez até maio tenha encontrado outros títulos assistindo filmes!

     - O Apanhador no Campo de Centeio - J. D. Salinger (Mencionado em O Dossiê Pelicano)
     - As Aventuras de Hucklebarry Fin - Mark Twain (Mencionado em O Leitor)
     -

     Junho - Romance Psicológico

     Não é a minha praia, mas tenho alguns há tempos em minha lista de leitura, então, é uma boa oportunidade!

     - Precisamos Falar Sobre o Kevin - Lionel Shriver
     - Perto do Coração Selvagem - Clarisse Linspector
     - Os Irmãos Karamazov - 

     Julho - Cores no título

     Esse eu achei tão engraçado quanto o tema de Abril. Ele não limita a um gênero, o que nos dá uma gama muito grande para trabalhar! 

     - A Pirâmide Vermelha - Rick Riordan
     - Para Sempre de Azul - Ann Brashares
     - As Indias Negras - Julio Verne


     Agosto - Vingança

     Gosto de histórias de vingança! A vingança é uma coisa horrível, mas ao mesmo tempo é justa... ou não, mas enfim, ela é sempre fundamentada. Ou não? O_º

     - O Conde de Mote Cristo - Alexandre Dumas
     - O Outro Lado da Meia Noite - Sidney Sheldon
     - Lembranças da Meia Noite - Sidney Sheldon


     Setembro - Autor Português Contemporâneo

     Quer saber a munha opinião sobre esse tema? Não gostei! >_<; Mas se gostasse de tudo, não seria desafio! ^_^ É muito provável que eu troque esses títulos depois de uma pesquisa mais detalhada de autores portugueses contemporâneos, e de acordo com o que eu encontrar nas prateleiras da vida, dos sebos e das livrarias! ^_~
  
     - A Viagem do Elefante - José Saramago
     - A jangada de Pedra - José Saramago
     - 


     Outubro - Histórias de Superação

     São legais, mas geralmente tem um pouco de auto-ajuda, mas aí eu estou generalizando, né!? Não gosto muito, geralmente são muito tristes e eu sou muito chorona... T-T

     - Lembra de Mim? - Sophie Kinsella
     - Força na Peruca - Mirela Janotti
     - Esperança - Suzanne Collins


     Novembro - Livros Banidos

     Adoro livros banidos! Tenho muitos, muitos na minha lista! 


     - Eu sei por que o Passaro na Gaiola Canta - Maya Angelou
     - Ponte para Terabítia - Katherine Paterson
     - 1984 - George Orwell


     Dezembro - Natal 

     Eu adoro o natal! Adoro histórias de natal e filmes de natal!

     - O Mistério do Natal - Jostein Gaarder 
     - Através do Espelho - Jostein Gaarder
     -

     Está aí a minha lista prévia para o desafio! Vai mudar com certeza, mas por enquanto é isso! ^_~

Um comentário:

Michelle disse...

Oi!
Legal saber que você está de volta ao Desafio e ainda vai participar do Charlie's Booklist. O interessante é que acho que só vamos ler 2 livros em comum no DL2013 (até agora), então vai ser uma boa oportunidade de conhecer novos títulos.
Bom desafios e um ótimo 2013 pra você!

Postar um comentário

 
;