segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Diário Literário - Espíritos de Gelo


Desafio Literário – Ago/12 – Terror

     O que é esse Desafio Literário?
     Tudo sobre o desafio Literário.

     Agosto, no mês do cachorro doido, o tema do Desafio é Terror.

     Nunca li um livro de terror!
     Fato.Tenho medo! Sério. Mas, aqui vamos nós.


Eu sei, eu sei. Ficou um buracão nesse meu desafio! Mas eu vou consertar. Calma lá, vou consertar!


Meu Livro nº 1 do Desafio Literário deAgosto foi Espíritos do Gelo do Raphael Draccon da Editora LeYa Brasil

     Bom, comecei o livro com sempre, pela contra-capa e depois as guardas de capa (ou orelhas) e admito, fiquei com medo. Não sei bem ao certo o motivo, mas sei que senti uma apreensão. Fechei o livro novamente, coloquei ele sobre o colo, e fiquei olhando a capa. Peguei na mão novamente, testei o peso, "flappei" ele em frente aos olhos, cheirei. Fiquei em dúvida. Tenho uma porção de livros pra ler na estante. Abri o livro, entrei.



     Entrei em uma espécie de calabouço, onde um homem acorrentado, era interrogado por um cara baixinho, com uma camiseta surrada do Black Sabath por baixo de um terno. Enquanto torturado por uma dupla de carrascos sádicos. E a pergunta é : Como ele foi parar ali? Ele não lembra. Ele lembra de ter acordado dentro de uma banheira cheia de gelo e encontrado um bilhete, dizendo que ele havia perdido um rim e que deveria ligar para emergência. E agora, lá está ele, acorrentado à parede, ao estilo medieval.
     O livro passa um clima tenso, nervoso. E te pega pela curiosidade, afinal, como você poderia ir embora antes de descobrir como e porquê aquele cara está lá?
     Então, eis que surge o primeiro nome do livro:
     "- O nome dela é Mariana."
     Um frio percorreu minha espinha. Meu nome é Mariana, e Mariana, não é um nome muito comum na literatura.
     Bom, o livro te leva adiante na tensão, sempre dentro daquele calabouço. Enquanto vamos acompanhando as memórias do nosso cara acorrentado, desvendando junto com ele, o que raios está acontecendo.
     O livro é recheado de referências contemporâneas, o que torna a leitura muito divertida (embora eu não tenha reconhecido todas):
"Senti como se o Iceman dos X-men tivesse soprado em minha nuca depois de ter tomado um sundae. Ou como se Sub-Zero tivesse tocado minha coluna antes de um Fatallity".
     Misturando no clima de mistério o terror psicológico de acompanhar o cara sendo torturado em detalhes na masmorra  e as memórias de suas participações em rituais pagãos de adoração ao sexo. Misturando cenários de sexo ritualístico em posições inusitadas, com tortura sangue e ossos quebrados. Vamos em frente, desvendando o mistério principal.
     Um bom livro. Com um final, não tão surpreendente, mas também não tão previsível.
     Uma boa leitura. Pra quem aguenta assistir um cara ser torturado, sem sentir dor junto com ele. E pra quem aguenta ler algumas cenas de sexo.


Espíritos de Gelo
Autor: Raphael Draccon
Editora: LeYa Brasil
ISBN:97.885.804.428-61
Nº de Pag.: 176



****
Para saber sobre o desafio literário nos outros meses e as outras resenhas do desafio, clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;