segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Diário Literário - As Ruínas



Desafio Literário – Ago/12 – Terror

     O que é esse Desafio Literário?
     Tudo sobre o desafio Literário.

    Depois de Raphael Draccon, com Espíritos de Gelo, entro mais uma vez neste universo pouco ilumindado. O_O 

     E sabe o que eu descobri? Tenho medo! Sério. Não consegui descobrir se é um medo que faz bem ou mau...

     Meu Livro nº 2 do Desafio Literário de Agosto foi As Ruínas de Scott Smith da Editora Intrínseca.


     Começando pela capa. Por que adorei. Gosto quando as capas são diferentes e chamam a atenção. O que chama atenção na capa, nem é o desenho, na verdade a arte é bem simples e bem limpa, com quase nenhuma gravura e apenas uma frase na contra-capa, o que gostei foi o papel. Algo parecido com papel reciclado bem grosso e com uma textura aveludada ao toque e um aspecto matte fosco. A desvantagem é que essa textura absorve muito bem a sujeira e embora eu tome todo o cuidado do mundo, consegui algumas marcas e impressões digitais. Usei uma borracha, e dei uma suavizada nas marcas, mas, que pena, ficou manchado.T-T


     A história é sobre quatro amigos. Na verdade, duas amigas Amy e Stacy e seus respectivos namorados, Eric e Jeff, em suas férias em Cancún. Muito sol, festas, bebidas e diversão. Então eles conhecem Mathias, um alemão, e três gregos, que se apresentam como Pablo, Juan e Don Quixote, que não falam nada de inglês ou espanhol.

     Eis que em uma bela manhã em Cancún, seu novo amigo Mathias lhes conta, que seu irmão Henrich, que havia vindo com ele à Cancún estava desaparecido, já há alguns dias, e que estava pensando em ir procurá-lo. Tudo o que o irmão deixara antes da partida foi um bilhete, com um mapa e instruções. Ele havia partido atrás de uma garota que conhecera, fora ela quem lhe dera o mapa original,o qual Henrich transcrevera para o que Mathias possuía. Segundo a garota o mapa levava a uma escavação arqueológica.
     Então assim foi decido, iriam ajudar Mathias a encontrar seu irmão. Porém o que esperava por eles ao final de uma árdua jornada, era muito mais do que apenas um canteiro arqueológico.
     A história é muito bem escrita e tem um bom desenvolvimento cronológico. O autor descreve detalhadamente o que se passa dentro da cabeça de cada personagem, mesmo os pensamentos mais fúteis. O que a princípio me deixou entediada, mas com o decorrer da história se fez muito proveitoso e até necessário.
     O final foi bastante previsível, o que o fez um pouco sem graça. Aquele tipo de final que tanto você quanto as personagens passam o livro inteiro tentando evitar, mas é inevitável.
     O que eu senti lendo esse livro, não sei exatamente dizer. Eu me senti apreensiva, nervosa, aflita,... Eu tinha aquela sensação constante de que, se eu parasse a leitura, eles ficariam presos naquela história não acabada pra sempre, e seria culpa minha! Agora, o que não sei definir, é se foi uma leitura boa, entende? Foi uma leitura torturante! Assustadora, mas não da maneira convencional, sei lá, foi mais uma tortura psicológica a qual sinto que eu mesma me impus. No final, acho que não me foi uma leitura muito saudável.



As Ruínas
Autor: Scott Slith
Editora: Intrínseca
ISBN: 978.85980.782-05
Ano. 2007
Nº de Pag.: 367


*
Para saber sobre o desafio literário nos outros meses e as outras resenhas do desafio, clique aqui

2 comentários:

Vivi disse...

Gente, tenho esse livro aqui e nem me lembrava. Só fui fazer a relação, ao notar a segunda foto da capa postada por você. Gostei de ter passado aqui!

Mayllee-Chan disse...

Vivi, pense duas vezes antes de abrir esse livro! Ele me deu pesadelos! O_O

Postar um comentário

 
;