sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Devaneios no Firmamento - Por que o livro e não o filme?

     Por que o livro e não o filme? 

     Um filme tem duas horas de duração. Este é o tempo que você acompanha todo o desenrolar da história, totalmente de fora, apenas observando. 
     Quando se lê um livro, a maior parte das pessoas (ou ao menos eu) passa mais do que duas horas “dentro do livro”.
     O livro te exercita a meditar, visto que você completará a história com intervalos. Você divaga sobre a história e, eventualmente se pega pensando a respeito de determinado acontecimento, ou cena, sem nem se dar conta de que, mesmo sem o livro nas mãos, já está imerso na história.
     Em duas horas, quase não dá tempo de ansiar. Ele simplesmente, se desenrola e acaba.
     Durante uma boa leitura, você tem aquela ansiedade constante, aquela sensação nervosa de que é você quem precisa “desenrolar” a história!
     Um filme impõe a imagem, o físico seja do ambiente, seja das personagens. Você as observa.
     Quando você lê, cria sua própria imagem, constrói seu próprio herói e vilão. E seu próprio cenário. Em um livro é possível sentir a grama sob os pés, o vento no rosto, ou o calor na superfície da pele. Você sente o cheiro da grama, do vento, do sol. Você se coloca lá, “do lado de dentro”.
     Quando o filme chega ao fim, acabou. Ele pode te levar a refletir sobre algo. Então você irá refletir por algumas horas.
     Quando o livro acaba, ele não acaba! Você vai leva-lo para sempre! Por que ele se prendeu profundamente na essência do que é você! Você e o livro se misturaram. Isso acontece justamente por causa da profundidade da experiência. Não foi algo que você assistiu e também não foi algo que você simplesmente leu. Foi algo que você viveu!
     No filme, você é o espectador.
     No livro você é a personagem! O melhor amigo da personagem principal, ou a própria personagem principal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;