sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Devaneios no firmamento - Por que eu leio..

     Ás vezes, para algumas pessoas, é um pouco difícil entender os propósitos e o estilo de vida de alguém que é muito diferente.
     Todas as pessoas têm um hobby, ou, sei lá, um passatempo, alguma coisa que gostam de fazer pra se divertir, ou mesmo, só pra quebrar o tédio.
     Se você gosta de assistir novela, se você assiste 3 novelas por dia, de segunda à sábado, mais ou menos 45 minutos para cada uma, então em um ano, você passou aproximandamente 700 horas assistindo TV. Isso dá um mês. Um mês dos 12 meses do ano, você, que adora novelas, passou na frente da TV.
     Eu não estou aqui pra julgar, longe disso, estou aqui, tentando colocar as coisas em perspectiva! Quem é que vai dizer, que esse seu hobby, lhe toma tempo demais? Ou que é uma perda de tempo? Eu poderia dizer: - Vai ler um livro! Mas não vou dizer isso. É o SEU hobby.
     Se você por exemplo, gosta de navegar na internet. Deveria tentar marcar quantas horas você faz isso em um ano. Mas aposto que muitas pessoas, passam bem mais de um mês por ano e bem mais de três horas por dia na internet.
     E o mesmo se aplica, se você gosta de cinema, ou futebol, ou assistir séries de TV, ou jogar xadrês, ou fazer academia, ou jogar video-game. Quantas horas você dedica a isso?

     Bom, eu gosto de ler! Li 30 livros em 2011, e houveram meses que sequer encostei em um livro. Esse é um número, pequenininho! Quase insignificante dentro da blogosfera literária, onde 50 livros no ano é um número rasoável, conheço blogueiros que leram mais de 100 e até mais de 300 livros. E talvez tenham passado até menos tempo sobre os livros do que eu. Mas eu não estou competindo. Isso é apenas por diversão! Faço pelo simples prazer que a leitura me proporciona.
    Não estou aqui com o objetivo de fazer comparações, o meu objetivo é justamente exclarecer para as pessoas, que o que é importante para você, o que lhe dá prazer, não é o mesmo que apraz o seu vizinho! E se você levaria, sei lá, um ano inteiro para conseguir ler um livro de 600 páginas, em contraparte, eu não consigo dar um "hadouken", e nem entendo quase nada de xadrês, e tenho medo da bola quando estou dentro de uma quadra ou de um campo.
     Então, não diga que eu deveria arrumar uma vida, ou não perder tanto tempo, ou que eu não tenho nada de útil pra fazer, principalmente por que você não sabe, quanto tempo essa tarefa me consumiu, e, com certeza não foi tanto tempo quanto você imagina!

A Anica do Meia Palavra escreveu um texto, que combina com esse, você pode lê-lo em: Ritimo de Leitura - Anica

2 comentários:

Anônimo disse...

É exatamente assim que me sinto.
Adoro o seu blog!
Deixei um selo para você no meu blog.
http://vivendoentrelivros.blogspot.com/2012/02/meu-primeiro-selo.html

Anônimo disse...

E viva nosso hobby, que nos faz feliz, não é?

Postar um comentário

 
;